Olá heróis!
Neste post apresento a última (será?) parte da história do mundo de Santuário, o cenário da série de games Diablo.
O NOVO COMEÇO – O DIÁRIO DE CAIN
Ano 1263, dia 18 de Esunar
Eu nunca vi Tristram explodindo de tanta alegria como nestas últimas semanas desde a derrota de Diablo. O herói da cidade, a quem tenho orgulho de chamar de amigo, celebrou humildemente. No entanto, parece claro para mim que as cicatrizes que ele ganhou sob a catedral são mais profundas do que aquelas em sua pele. Eu ofereci conselhos, mas ele permanece distante. O tempo, talvez, será a única coisa que poderá curá-lo.
Dia 20 de Esunar
Como pude ser tão cego? Eu acreditava que a melancolia de meu amigo fosse uma reação natural aos horrores que viveu. Como eu poderia não ter visto que ele carregava dentro de si o próprio Diablo? Após semanas recluso, ele finalmente escapou na noite. Talvez ele tenha ido para “o leste”, expressão que ele tantas vezes acordou gritando nas noites após sua vitória sobre o Lorde do Terror.
Pouco depois dele ter nos deixado, uma legião de demônios atacaram e queimaram a nossa cidade até os alicerces. Nenhum dos habitantes da cidade fora poupado, nem mesmo as mulheres e crianças tiveram a paz além túmulo. Em vez disso, todos foram transformados em mortos-vivos . E Griswold, que tinha tão fielmente armado e blindado aquele que eu chamara de amigo durante suas batalhas, sofreu talvez o pior destino de todos, sendo corrompido em uma terrível besta demoníaca sedenta por carne humana.
Isto não é uma simples loucura. É a possessão pelo próprio Lorde do Terror. O tolo, pensou que poderia conter a essência de Diablo. Seu excesso de confiança provou ter um custo alto.
Sento-me agora, aprisionado, entre os gritos e o fogo infernal, enquanto espero meu próprio fim.
Ano 1264, 2º dia de Kathon
Embora eu tivesse há muito desistido da esperança e me entregue ao meu destino inevitável, o impossível aconteceu hoje. Eu fui resgatado. Aventureiros vieram a Khanduras para combater a corrupção que o homem, agora chamado por mim de “Andarilho Sombrio”, trouxera sobre essas terras. Ele há muito tempo já havia partido em uma missão desconhecida, mas eles não o podiam seguir até derrotar a vil demônio Andariel, que guardava a única passagem para o leste. Decidi me juntar à eles, na esperança de que meu conhecimento ancestral pudesse ser de alguma ajuda.
Dia 15 de Khejistani
Nossa sensação de alívio é enorme, agora que a nossa passagem pelo deserto finalmente terminou, e assim chegamos a Lut Gholein . Embora eu não tivesse mencionado a ninguém, o terror de Diablo deixou sua marca em mim também. Eu acordo no meio da noite, com visões profanas da destruição que ocorrera em meu lar, o massacre dos aldeões indefesos, e os ecos de atos sombrios perpetuados sob a terra. Espero que com o tempo isso termine, mas ao mesmo tempo eu temo que as visões nunca me deixem.
Conversei com as pessoas da cidade em busca de pistas do paradeiro de meu outrora amigo, mas a informação é escassa. Soubemos que ele não viaja sozinho: ele tem um companheiro chamado Marius. Eu imagino qual seria sua parte nisso tudo.
Dia 11 de Lycanum
Estamos atrasados. Meus companheiros seguiram a trilha do Andarilho Sombrio até o túmulo de Tal Rasha só para serem confrontados pelo demônio Duriel. A Pedra da Alma de Baal não fora encontrada. Presumimos que Baal está livre novamente, e que ele e o Andarilho partiram para Travincal com a intenção de libertar seu irmão Mephisto. Isto não pode acontecer!
1º dia de Ratham
Hoje eu vi o que aconteceu com o homem que uma vez arriscou tudo para salvar-nos do Lorde do Terror . Foi aqui nas selvas fora Kurast que tivemos o primeiro vislumbre do Andarilho Sombrio. Entristece-me pensar que como um herói nobre e forte sucumbira tão facilmente à tal influência corruptora. Eu choro pelo que ele já foi, e o amaldiçoo pela sua arrogância que o levara a tal destino, semeando a dor e morte pelo seu caminho através do mundo.
A ressurreição de Mephisto em nosso mundo foi breve, pois meus companheiros previram isso. Eles lutaram através de horrores até derrotá-lo e recuperar sua Pedra da Alma. Eles também trouxeram a notícia devastadora de que o Andarilho não existia mais. Sua humanidade fora completamente erradicada, ele havia sido completamente tomado por Diablo em mente, corpo e espírito. Felizmente eles conseguiram expulsá-lo de volta ao seu lar flamejante, e eles me dizem que será necessário descer ao inferno ardente para pôr fim à existência do Lorde do Terror de uma vez por todas. Eu só posso desejar-lhes sorte.
Ano 1265, dia 4 de Kathom
Diablo está morto. Há muito tempo tenho desejado ouvir essas palavras, e agora que os heróis voltaram, sinto pouca alegria. Notícias chegaram a nós de que um exército demoníaco marcha sobre Arreat . Isso é coisa de Baal, sem dúvida. Partimos para o norte com a maré. Ainda assim, devemos contar nossos espólios: as Pedras das Almas de Mephisto e Diablo foram destruídas na Forja Infernal e eles não causarão mais problemas. Resta apenas um.
2º dia de Vasan
O frio das montanhas do norte arrepia meus ossos velhos e cansados. O exército de Baal bloqueia o caminho até o cume além de nosso refúgio em Harrogath. A honra, força e dedicação dos meus companheiros nunca deixa de me surpreender. Eles estão agora mesmo enfrentando os demônios e a neve para chegar até Baal. Rumores de traição circulam na cidade. Desta vez não devemos nos atrasar.
Dia 10 de Vasan
Parece que estamos amaldiçoados. Mesmo na vitória, nos deparamos com a derrota. Embora os heróis tenham destruído Baal, o anjo Tyrael fez um comunicado grave. Um objeto de grande poder que ele chama de Pedra da Alma Mundial jazia em segredo no cume da montanha, e esta fora corrompida por Baal. Ele acredita que a única opção será destruí-la. Eu sei muito pouco dessa Pedra e que poderes ela pode ter ou o que poderá vir a acontecer devido a tal feito, mas temo que nossas ações poderão deixar cicatrizes desconhecidas no mundo. Rezo para que Tyrael esteja fazendo a escolha certa.
• • •
20 anos após a destruição da Pedra da Alma Mundial...
Dos heróis que enfrentaram as hordas infernais do Lorde do Ódio, Terror e Destruição – Diablo, Mephisto e Baal – poucos sobreviveram e aqueles que viveram foram tomados pela loucura, perdidos pelas memórias e horrores do passado. Os cidadãos que não presenciaram os terríveis eventos, acreditam que as histórias não se passam de meros mitos. Mas algo sombrio assombra a cidade de Tristram novamente, e pode já ter tomado posse de sua primeira vítima: Deckard Cain.
Nem os Céus nem o Inferno foram vistos no Santuário todos estes anos, e Deckard Cain acha todo este silencio um pouco preocupante. Ele está certo de que o Inferno está planejando invadir a qualquer momento, e desta vez está determinado a estar preparado. Ele está fazendo isso coletando informações ao redor do mundo, o mais rápido que pode, tentando encontrar meios de destruir os demônios, porém resto do mundo se encontra em negação em relação as histórias e não se interessam em ouvir as teorias malucas de Cain.
Mas uma estranha bola de fogo cairá dos céus na antiga catedral de Tristram... dando início a uma nova jornada!
E tenho dito!