29 de janeiro de 2013

Lendas (parte 5): O Monstro do Lago Ness


O monstro do lago Ness, monstro de Loch Ness, ou também conhecido simplesmente por Nessie, é uma suposta criatura aquática que alegadamente foi vista no Loch Ness (Lago Ness), nas Terras Altas da Escócia. A sua existência, ou não, continua a suscitar debate entre os cépticos e os crentes, e é um dos mistérios da criptozoologia. O monstro de Loch Ness é descrito como uma espécie de serpente ou réptil marinho, semelhante ao plesiossauro, um sauropterígeo pré-histórico.

Rumores acerca de uma criatura estranha em Loch Ness existem há pelo menos 1595 anos. O primeiro registro escrito aparece na Vida de São Columbano (também conhecido como São Columbina) escrita pelo próprio no século VI, onde Columbano descreve como salvou um picto (antigos habitantes da Escócia) das garras do monstro.

O registro visual que iniciou a popularidade de Nessie data de 2 de Maio de 1933 e foi relatado pelo jornal local Inverness Courier numa reportagem cheia de sensacionalismo. Na peça conta-se que um casal viu um monstro aterrorizante a entrar e sair da água, como alguns golfinhos fazem.

Em 25 de maio de 2007, Gordon Holmes, um técnico de laboratório de 55 anos de idade, filmou um vídeo que ele diz ser de uma “criatura preta, com cerca de 45 pés de comprimento, movendo-se rapidamente na água”. O vídeo vai ser estudado por biólogos. Diz-se que o vídeo está “entre as mais brilhantes aparições do monstro já feitas”.

Quase todos os relatos de aparições do monstro descrevem-no à semelhança de um plesiossauro, um animal parente dos dinossauros extinto desde o Mesozóico. Os plesiossauros eram répteis aquáticos de grandes dimensões, com um pescoço grande em relação à cabeça, que se deslocavam com a ajuda de enormes membros em forma de barbatana. A semelhança com um animal extinto levou alguns criptozoólogos a defender que o monstro do Lago Ness é um plesiossauro que, de alguma forma, sobreviveu à extinção da sua espécie no fim do Cretácio. Os céticos argumentam com a impossibilidade de um único indivíduo sobreviver 63 milhões de anos e que esta hipótese implica a existência não de um monstro, mas de uma pequena comunidade.

Cientistas dizem que um plesiossauro nunca levantaria o pescoço acima d’agua, como o monstro supostamente faz. Além disso, o plesiossauro era adaptado ao calor, e não às temperaturas absurdamente baixas do Lago Ness. Baseando-se nisso, um grupo de cientistas criaram uma teoria que diz que o monstro é, um dinossauro parente do plesiossauro, que além de nunca ter sido documentado, possuía uma estrutura óssea diferente de seu suposto primo e o corpo adaptado a condições climáticas diferentes, que vivia no Oceano Ártico ou Atlântico. Assim, um grupo dessas criaturas entrou pelo Rio Ness (uma das únicas ligações do lago com o mar) e depois de certo tempo o rio ficou muito raso, e as criaturas não puderam sair, graças ao alimento farto de salmões, enguias e trutas as criaturas se adaptaram à vida no lago.

Expedições já tentaram sondar todo o Lago Ness em busca do monstro sem ter sucesso, o que leva a crer, se a criatura de fato existir, que esta possui algum tipo de habilidade sobrenatural de escapar da detecção de equipamentos de sondas modernas, já que o lago tem uma superfície de 56,4 km² e uma profundidade de 226 metros em algumas partes.

Monstro do Lago Ness
F4, H2, A1, R3, PdF2 (Ar/Sônico), 40PVs, 24PMs.

Vantagens e Desvantagens: Anfíbio (Tam. Gigante), Arena (Lago Ness), Arma Viva (mordida/perfuração), Ataque Especial (Força), Duro de Matar, Perito (Natação), Pontos de Vida Extras, Sentidos Especiais (Audição Aguçada, Visão no Escuro e Radar), Interferência.

Especializações: Caça, Furtividade, Natação.



E tenho dito!