O que é RPG?

RPG vem de Role Playing Game, e significa "Jogo de Interpretação de Personagem". Jogar RPG é como fazer de conta: você finge ser outra pessoa, age como ela agiria e pensa como ela pensaria. É uma espécie de teatro, mas sem nenhum roteiro para seguir. A história apenas vai acontecendo.
RPG é um jogo de faz de conta, um jogo de contar histórias. A aventura rola enquanto os jogadores tomam decisões, vivendo seus papéis em mundos de imaginação. Sentados à volta de uma mesa, anotando em papéis e jogando dados, eles experimentam aventuras épicas, viagens emocionantes e perigos apavorantes!

Este tipo de jogo nasceu nos EUA em 1974. O primeiro RPG do mundo chamava-se Dungeons & Dragons ("Masmorras e Dragões"). Era um jogo de fantasia medieval, de espada e magia, com cavaleiros, elfos e magos explorando cavernas e ruínas para cumprir missões, desafiar monstros e conquistar tesouros. O mundo de D&D é muito mais conhecido no Brasil através do desenho animado Caverna do Dragão, que ilustra perfeitamente o jogo: um grupo de heróis combatendo o mal em um mundo fantástico.
A fantasia medieval se tornaria para sempre o tema mais popular do RPG. D&D é hoje o RPG mais popular do mundo. Apesar disso, com o tempo surgiram muitos outros jogos baseados em outros gêneros: ficção científica (Shadowrun, Cyberpunk 2020, Invasão...), horror (Vampiro, Lobisomem, Trevas, Call of Cthulhu...), humor (Paranóia, Toon...) e até RPGs sobre temas brasileiros (O Desafio dos Bandeirantes, Era do Caos...).
Talvez o vídeo que melhor explica como seria uma sessão de jogo de RPG (de uma forma bem divertida) seria o "The Gamers", que você pode conferir na sequência:


Para assistir as partes restantes, aqui estão os links: Parte 2, Parte 3 e Parte 4.

E quem vence? Ninguém e todos. Uma partida de RPG não termina com vencedores ou perdedores. Vencer ou perder não é importante. Nem competir. O único grande objetivo de jogar RPG é criar uma história divertida e envolvente, na qual os jogadores fazem o papel dos personagens principais. Ou seja: RPG é para ser divertido. E isso não é pouca coisa.

Este é um jogo de cooperação, de trabalho em equipe. Em uma partida de RPG, temos um grupo de jogadores e um Mestre. O Mestre propõe um desafio, uma aventura, e os jogadores devem resolver. Um jogo de RPG nunca acaba. Ele pode continuar sempre, aventura após aventura, com os mesmos jogadores.  

Existem diversos tipos de RPGs. A descrição anterior talvez caberia mais para o chamado "de mesa" (jogado com dados, lápis, papel e talvez alguns acessórios, como folhas representando mapas e miniaturas), porém existem também os Eletrônicos (videogames como a saga Final Fantasy, The Legend of Zelda, Phantasy Star...), Solo (livros-jogo onde o leitor joga sozinho seguindo instruções para "sobreviver" na história), Live Action (onde os jogadores literalmente "vestem" o personagem, chegando mais próximo à uma peça teatral)... Mas vale lembrar que, em todos os casos, o jogo é uma brincadeira, uma diversão saudável - sem machucar ninguém - e o mais importante: é tudo faz de conta!