3 de janeiro de 2013

Lendas (parte 2): A Espada Excalibur


Excalibur é sem sombra de duvida, a mais famosa espada de todos os tempos. Ela foi criada nos reinos mais distantes e místicos de Arcádia, pela feiticeira conhecida na Terra como Viviane, ou a Dama do Lago. O nome verdadeiro da espada Excalibur era Kaledfwich.

Excalibur pertencia a Uther Pendragon, rei dos Bretões. Uther foi emboscado e mortalmente ferido em combate. Antes de morrer, Uther cravou a espada em uma pedra para evitar que seus inimigos a tomassem (algumas fontes dizem que Uther cravou a espada numa bigorna).

Merlin fez um feitiço sobre a espada que impedia que ela fosse retirada por qualquer um que não fosse Arthur Pendragon, filho de Uther. Mais uma vez, algumas versões da lenda contradizem a questão de quem poderia retirar a espada da pedra. Uma destas versões diz que a espada foi colocada lá e apenas aquele que fosse valoroso o suficiente para merecê-la poderia retirá-la da pedra.

Todos os guerreiros de Bretanha tentaram o feito, mas apenas um rapaz ainda muito jovem foi capaz de retirá-la da pedra. Era Arthur, ainda adolescente; sendo assim reconhecido por Merlin como futuro monarca.

Arthur governou o seu povo com sabedoria, e não com a espada. Formou um círculo com os mais valorosos cavaleiros do reino, baptizando o grupo de Távola Redonda (em referência ao local onde se realizaram as reuniões do grupo).

Algumas das versões desta lenda contam que, antes de criar a Távola Redonda, Rei Arthur enfrentou um poderoso guerreiro, inferior em nobreza e superior em técnica. Prestes a ser derrotado, Arthur fez uso dos grandes poderes de Excalibur de modo a reverter a situação do combate. A espada se quebrou com o golpe. Amargurado por ter usado o poder Excalibur para derrotar um oponente mais forte, Arthur jogou as duas partes da espada em um lago.

Este lago possuía uma ligação com Arcádia e a própria Dama do Lago sentiu a presença de Excalibur. Ela consertou a arma e um dia, quando Arthur estava nas proximidades dele, ela apareceu e devolveu Excalibur a Arthur.

O destino final de Excalibur também é incerto. Dizem alguns que, pouco antes de morrer, Arthur retornou ao lago e devolveu Excalibur à Dama do Lago. Outras versões se omitem nesse ponto.

Excalibur
É um artefato que consiste em uma espada longa que somente pode ser empunha por criaturas com Código de Honra dos Heróis e/ou da Honestidade. Causa o mesmo dano de uma espada larga (FA=F+H+2d-2); concede FA final +4; pode causar um Acerto Crítico automático por dia; garante ao usuário o efeito da magia Desviar Disparos e Defesa Mágica (Focus em Água, como se usasse 3 PMs) enquanto for empunhada; o usuário poderá lançar a magia Aumento de Dano (com Água 3) uma vez por dia como uma habilidade natural, sem consumir PMs.


E tenho dito!