2 de agosto de 2013

O saudoso Hero Quest!


Salve aventureiros!

Esses dias publiquei algumas informações e um vídeo sobre o jogo de tabuleiro Zombicide, o que me impulsionou a falar de outro jogo (jogaço!!!) de tabuleiro bem famoso, mas já antiguinho e difícil de encontrar... o poderosíssimo HERO QUEST!

Lembro até hoje do slogan da versão brasileira: "O ABC do RPG pra quem tem QI"! E era isso mesmo! um jogo tabuleiro com regras simples e introdutórias de RPG, não tão sofisticado quanto os de hoje em dia e seus concorrentes da época (como por exemplo um tal Dungeons & Dragons de tabuleiro).

Bem, mas deixando a enrolação de lado e partindo para os finalmentes:


UM POUCO DE HISTÓRIA
Hero Quest foi criado por Stephen Baker, um funcionário da Milton Bradley. O jogo teve seu lançamento em 1989 na Europa e Austrália e ganhou uma versão brasileira em 1994, adaptada pela Estrela. Em 1992, Hero Quest ganhou o prêmio Origins Award pela "melhor apresentação gráfica de jogo de tabuleiro de 1991".

O jogo era composto por um tabuleiro e diversas miniaturas e itens. Os protagonistas eram 4 heróis (Bárbaro, Anão, Elfo e Mago) que deveriam enfrentar um diverso grupo de monstros: Orcs, Goblins, Esqueletos, Múmias...

O jogo contou com expansões após seu lançamento. A primeira delas foi Armadilha em Kellar's Keep (situada na terra natal do Anão), lançada na Europa em 1989. Kellar's Keep trouxe novas aventuras, novos itens e magias e outros monstros. Pouco depois O Retorno de Witch Lord foi lançada e trouxe novos mortos-vivos ao elenco de inimigos. As duas expansões foram lançadas no mercado brasileiro, mas todas as publicações subsequentes se concentraram nos mercados europeu e americano.


Em adição a isto, as revistas brasileiras de RPG Dragão Brasil e Só Aventuras da Editora Trama publicaram as aventuras A Cidade Escrava, O Resgate, Ataque ao Mago Dorminhoco e Caçada à Criatura, além do suplemento Novos Heróis.

3 histórias sobre HeroQuest foram publicadas: The Fellowship of the Four, The Screaming Spectre e The Tyrant's Tomb. Um jogo de computador teve seu lançamento em 1991. Uma versão do jogo para o console NES 8-bits (o Nintendinho) foi desenvolvida, mas nunca lançada (mas dá pra achar a ROM por aí).

Vish... e tem também o Advanced Hero Quest... mas isso fica pra outro post.

OS PERSONAGENS
Os personagens jogadores oferecem diferenças de jogabilidade. O Bárbaro e o Anão são mais orientados ao combate direto, enquanto o Mago e o Elfo podem lançar feitiços.

Bárbaro: A miniatura do Bárbaro o mostra como um homem alto e musculoso, munido de uma espada larga. Ele é forte em combate, se beneficiando de seu excelente ataque e moderada defesa. Porém, não possui habilidades mágicas. Dos quatro personagens iniciais, possui o maior número de pontos físicos e é capaz de suportar bastante dano. Sua arma inicial é uma espada larga. Ele começa com 8 pontos físicos e 2 pontos mentais.

Anão: O Anão é baixo, atarracado e bem protegido com armaduras, além de carregar um machado. Possui uma defesa muito boa, mas lhe falta a força física do Bárbaro ou habilidades mágicas. O Anão também tem a habilidade exclusiva de desativar armadilhas sem equipamento especial. Ele possui menos pontos mentais do que o Bárbaro. Sua arma inicial é uma adaga e ele começa com 7 pontos físicos e 3 pontos mentais.

Elfo: O Elfo é alto e esguio, armado com uma espada curta. Possui força física comparável à do Anão e tem o poder de lançar uma magia de cada elemento natural - ar, terra, fogo ou água. Possui menos pontos físicos do que o Anão, mas mais pontos mentais para resistir a ataques mágicos. Sua arma inicial é uma espada curta e começa com 6 pontos físicos e 4 pontos mentais.

Mago: A miniatura do Mago mostra um homem equipado com uma longa capa e um cetro. Em combate, ele é o mais fraco em ataques, mas compensa essa debilidade com o uso de três magias de cada elemento, até um total de nove feitiços. Com pontos físicos escassos, pode ser facilmente morto em combate direto, mas é resistente a ataques mágicos graças aos seus abundantes pontos mentais. Sua arma inicial é uma adaga e começa com 4 pontos físicos e 6 pontos mentais.

A JOGABILIDADE
O jogo acontece sob um tabuleiro que representa a parte interior de um calabouço ou castelo, com paredes que segmentam o tabuleiro em aposentos e corredores. Um dos jogadores assume o papel de Zargon (ou nos termos atuais o Mestre/Narrador do jogo) e usa um mapa do livro de aventuras do jogo para determinar como a aventura irá se desenrolar. O mapa detalha o posicionamento de monstros, artefatos e portas, bem como a aventura que os outros jogadores irão vivenciar. Tais aventuras incluem escapar de um calabouço, eliminar uma criatura ou obter um artefato. Zargon primeiro define o ponto de entrada no mapa - normalmente uma escadaria em espiral que os outros jogadores devem subir, mas outras aventuras pedem que os jogadores entrem via portas externas ou comecem em outros aposentos. O mapa também especifica um monstro que pode surgir se um dos jogadores tiver azar enquanto procura tesouros na aventura.

Os outros jogadores devem escolher seu personagem entre os heróis disponíveis. Os jogadores também podem começar a aventura com artefatos adquiridos em jogos anteriores, como armas, armaduras e itens mágicos.

O jogo se inicia com a leitura da história da aventura, para definir a ambientação. Durante os turnos dos heróis, o jogador pode se mover (andando pelas "casas" do tabuleiro conforme o número tirado nos dados) antes ou depois das seguintes ações: atacar (rolando dados de seis faces, porém com desenhos distintos para ataque e defesa), lançar um feitiço (o Elfo e o Mago começam com um número de cartas que define suas magias), procurar armadilhas (sendo o Anão é o melhor para desarmá-las) ou procurar tesouros.

Quer dar uma olhada no vídeo das regras? Clica aqui então!

E para finalizar eu lhes digo: sim, o jogo vale a pena, mas como eu disse antes, ele é difícil de ser encontrado hoje em dia, a não ser com valores exorbitantes em sites de compra e venda (mas fuçando um pouco dá pra achar versões de imprimir, dobrar e colar na net). O meu tá lá em casa, guardadinho e completo (custou R$ 30,00 na época e não vendo!), só esperando uma tarde chuvosa de RPG simples, rápido e divertido com os amigos!

E tenho dito!