5 de março de 2015

Masmorra de Dados


E aí rapaziada! Tudo na paz?

Bem, hoje falarei de outro de meus hobbies: jogos de tabuleiro, cartas e afins, mais precisamente do último jogo que adquiri: o Masmorra de Dados!

Primeiramente não fiz esse post com intuito de jabá, mas sim pra falar de um jogo que gostei mesmo e como sugestão á outros que curtem boardgames!

Masmorra de Dados é um jogo de mesa Brasileiro (Brasil-sil-sil!) criado por Daniel Alves, Eurico Cunha e Patrick Matheus, que tem como mecânica básica o rolamento de dados, assim como o posicionamento de "tiles” (salas da masmorra). Os símbolos gerados nos dados são usados para combater monstros, ativar habilidades de classe, destrancar baús de tesouro, ativar portais e desarmar armadilhas. O jogo foi financiado coletivamente através do site Catarse e distribuído pela Taberna do Dragão e Histeria Games.

É um jogo leve e rápido, certa de pouco mais 10 minutos por jogador, onde cada um representará um personagem com sua respectiva classe e habilidades. A caixa do jogo básico apresenta 4 fichas dupla-face com as classes de Guerreiro, Clérigo, Mago e Ladrão que irão desbravar uma masmorra desconhecida e que é construída aleatoriamente com situações que dependerão dos tipos de pisos (tiles) comprados e abertos na vez de cada jogador.

O jogo é projetado pra 1-4 pessoas, mas adquirindo expansões vendidas à parte, mais jogadores poderão ser inclusos na partida.

Desde a “miniatura” de seu personagem como os monstros são representados através de dados no tabuleiro, dados estes de 6 lados comuns para os personagens (cada lado é um ponto de vida) e com uma criatura “printada” em cada face no caso dos monstros. Dados menores são monstros mais fáceis (goblins, esqueletos, zumbis, etc.) e os maiores são as criaturas de desafio maior (dragões, hidras, beholders, etc.).

O objetivo do jogo é simples: atingir um certo número de experiência (ou mais) primeiro que seus oponentes. Pontos de XP são ganhos explorando salas, desarmando armadilhas, matando monstros, ou seja, coisa básica dos RPGs mesmo, além de através de cartas de tesouro compradas em determinados momentos da partida. Falando nessas cartas... além de XP elas poderão dar ao jogador poderes que poderão ser usados pra atrapalhar o avanço de seus oponentes, seja roubando XP ou tesouros, colocando monstros mais fortes para eles combaterem, etc., ou seja, a filhadaputagem tá liberada pra vencer!

Mas se você é um “forever alone” e não tem com quem jogar, não se preocupe: o jogo possui regras pra modo solo, além de outras pra partidas cooperativas com os demais jogadores.

Bem pessoal, acho que a coisa é mais ou menos por aí e vos deixo agora com um vídeo do NerdBoard mostrando uma partida de Masmorra de Dados com 3 jogadores. 


E tenho dito!