8 de janeiro de 2021

10 RPGs para ficar de olho em 2021


Todos os anos, o site Morrus’ Unofficial Tabletop RPG News (https://www.enworld.org/) abre uma votação em sua comunidade para saber quais são os RPGs mais aguardados do ano. A brincadeira começou em 2013 tendo o 13th Age (13º Era – publicado no Brasil pela editora New Order) como primeiro colocado. De lá pra cá, já figuraram os seguintes jogos em primeira posição:

Star Wars Force & Destiny (2015);
Rifts for Savage Worlds (2016);
Trudvang Chronicles (2017);
Vampire: the Masquerade 5th Edition (2018);
Savage Worlds Adventure Edition (2019, publicado no Brasil pela editora Retropunk);
Dune: Adventures in the Imperium (2020).

Para a lista de 2021 foram selecionados 73 jogos e agora você vai conhecer os top 10!

10. SLA Industries, 2ª Edição (Nightfall Games)

SLA Industries é um jogo de RPG de terror urbano, ambientado em The World of Progress; um vasto mundo de ruína e decadência. Bem no coração deste mundo está Mort City, um falso farol de esperança em um planeta distópico. Sob a pele desta cidade em expansão estão os Operatives of SLA Industries. Esses agentes, investigadores e soldados treinados fazem o trabalho sujo da empresa, limpando as ruas de assassinos em série, cultistas e vermes Carrien, ao mesmo tempo em que se asseguram de causar a impressão certa para as câmeras. O original foi publicado há mais de 25 anos.

9. Lobisomem: O Apocalipse 5ª Edição (Renegade Studios / Paradox)

Lobisomem: O Apocalipse se passa em uma versão fictícia de nossa Terra: o Mundo das Trevas. No Mundo das Trevas, lobisomens, vampiros, magos e monstros estão todos vivendo entre nós. Todo um mundo sobrenatural escondido em plena vista. Você é um desses monstros, fingindo ser humano, mas lutando pela sobrevivência e supremacia entre mistérios e conspirações que ameaçam a existência da humanidade.

8. Brancalonia – The Spaghetti Fantasy RPG (Acheron Books)

Um cenário medieval totalmente italiano, malandro e picaresco para a 5ª edição do jogo de RPG mais famoso de todos os tempos. Este jogo será lançado em italiano e inglês. “Spaghetti Fantasy” é um novo gênero de fantasia: imagine um Spaghetti Western – com espadas em vez de armas – baseado no folclore, história e cultura pop da Itália.

7. Pathfinder for Savage Worlds (Pinnacle Entertainment Group)

Um anúncio bombástico em novembro de 2020, o livro de regras básico do Pathfinder for Savage Worlds incluirá uma adaptação da mecânica do jogo Savage Worlds para os jogadores criarem e desenvolverem personagens e para que os mestres criem seus próprios jogos, para jogar no mundo de Golarion, em Pathfinder. O conjunto em caixa de Pathfinder for Savage Worlds – típico da Pinnacle Entertainment Group – incluirá o livro de regras básico, bem como outros elementos de jogo para Savage Worlds como Bennies, Action Deck, Templates, Game Master Screen com aventura, Powers Cards e muito mais. O Kickstarter chegará neste mês, com lançamento no final de 2021.

6. Rivers of London (Chaosium)

Em #7 nesta lista no ano passado, Rivers of London reivindicou um lugar para 2021! Baseada nos romances de Ben Aaronovitch e movida por uma versão customizada do Basic Roleplaying System, a série Rivers of London segue um policial comum que se tornou aprendiz de mágico, enquanto ele resolve crimes em Londres em uma mistura sensacional de fantasia urbana inventiva, emocionante thriller de mistério e uma hilariante paródia de fantasia.

5. Level Up: Advanced 5th Edition (A5E) (EN Publishing)

Pronto para subir o nível do seu jogo na 5ª edição? Bem-vindo ao Level Up, o RPG de mesa independente ‘5E avançada’ compatível com versões anteriores que chega em 2021! Uma versão mais complexa e flexível do conjunto de regras 5E que você conhece e adora. Se você adora 5E, mas gostaria de um pouco mais de profundidade no conjunto de regras, Level Up é o jogo para você!

4. King Arthur Pendragon 6ª Edição (Chaosium)

Pendragon foi a obra-prima de Greg Stafford, e esta 6ª edição levou uma década para ser construída. “Os veteranos de Pendragon descobrirão que os fundamentos do jogo permanecem os mesmos, com modificações sutis refletindo a culminação de quase três décadas de refinamento da visão de Greg da fantasia arturiana.” Você pode baixar uma aventura grátis e ver uma amostra neste link. Este é o segundo concorrente da Chaosium na lista deste ano.

3. The One Ring 2ª Edição (Free League)

Assumindo a franquia da Cubicle 7, a Free League atualizará The One Ring e Adventures in Middle Earth, além de produzir Moria: The Long Dark. Esta é a segunda edição e continuação do jogo publicado pela Cubicle 7, combinada com os elementos de mundo aberto encontrados em seu RPG Forbidden Lands.
E agora, pela primeira vez, temos um vencedor conjunto! Os dois jogos a seguir tiveram exatamente o mesmo número de votos – o que, com milhares de votos lançados, é tão improvável quanto verdadeiro! Parabéns a ambos por serem o RPG de mesa mais esperado de 2021. Mesmo que um deles esteja na lista pelo terceiro ano consecutivo!

1. Dune Adventures in The Imperium (Modiphius Entertainment)

Vencedor do ano passado e pelo terceiro ano consecutivo apareceu no Top 10, Dune: Adventures in the Imperium é o RPG de mesa mais aguardado de 2021!
O jogo de RPG The Dune: Adventures in the Imperium leva você a um futuro distante, onde o medo é o assassino da mente, então certifique-se de manter o controle sobre você. O Imperium é um lugar de duelos mortais, política feudal e habilidades misteriosas em um universo onde uma lâmina pode mudar o destino de milhões. Construa sua Casa, conquiste seu lugar no universo ou reconstrua uma linhagem antiga e lute pelo trono Imperial.

1. Twilight 2000 (Free League)

As duas primeiras posições nesta lista foram disputadas. O segundo concorrente da Free League na lista do ano fica com o primeiro lugar como o jogo de RPG de mesa mais esperado do ano que vem! Mais alguns minutos de votação e quem sabe o que teria acontecido? Mas do jeito que está, ambos obtiveram o mesmo número de votos.
Assim como o jogo original, a nova edição de Twilight: 2000 se passa em uma Polônia devastada pela guerra, mas o jogo também oferece um cenário sueco alternativo, bem como ferramentas para colocar o jogo em qualquer lugar do mundo.


E tenho dito!